redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quinta-feira, 07 de dezembro de 2023.

video não retrata a modalidade!

Vídeo que circula mostra apenas a briga e tenta denegrir o futebol amador da Capital de MS, trás na reportagem muitas mentiras

Por Gilson Giordano em 05/04/2023 às 11:29

A organização dos campeonatos de futebol amador disputados na Capital é a marca da UEFAMS e esse detalhe é o segredo do sucesso (Foto: Arquivo)

O vídeo que circulou desde às 7h31, desta quarta-feira (5) em um dos  vários sites de notícias existentes na Capital de MS, “bombou”, tal como dizem os internautas, mas de forma negativa entre os milhares e milhares de jogadores, diretores e organizadores que resgataram o futebol amador e que agora é uma ou talvez a principal atração esportiva na Capital, atraindo milhares de famílias que com crianças comparecem aos jogos e além disso, as competições disputadas nos bairros da cidade, se tornaram também, como uma grande fonte de renda aos centenas de vendedores ambulantes, que aumentam suas rendas, além  de movimentarem também,  os  chamados “mercadinhos” existentes em torno dos campos onde os  jogos são disputados nos fins de semana, com algumas exceções, durante o transcorrer da mesma.

O vídeo enviado teve a duração exata de apenas 1’07” (um minuto e sete segundos) e conforme as informações repassadas pelo denunciante, que pediu para ficar no anonimato, com “medo de represália”, a confusão registrada em campo, faz segundo ele, parte do cotidiano em dias de jogos pelos campos espalhados na cidade.

Jogo

De fato o jogo aconteceu mesmo e foi válido pela decisão do 1º   Campeonato Noturno do Pedrinha de futebol amador e tal como disse no denunciante que mesmo com o vídeo teve medo de ter o nome exposto, mas que deu alguns detalhes, sendo que a maioria absoluta mentirosa e falsa.

Da denúncia, apenas a correta foi quanto ao endereço onde está localizado o referido campo, na Rua Argolas, no Conjunto Residencial Mata do Jacinto, bairro localizado na região norte da Capital, na saída para Cuiabá.

Decisão

O jogo foi válido pela decisão do 1º  Campeonato Noturno do Pedrinha, que com o aval da União Esportiva de Futebol Amador (UEFAMS), entidade essa que  foi  fundada, cresceu e hoje é  reconhecida em todo o país e até mesmo na Europa, claro que não em todo o “Velho Continente”, mas em vários países a entidade ganhou o devido respeito como a melhor em termos de organização de campeonatos de futebol amador, tanto nos quesitos de organização, disciplina e premiação, teve como os organizadores Betinho Alves, Pedro Valadão, Gordão, Daciel, Hetyane, Fernanda, Talita e Adriana, pessoas que “respiram” a modalidade e com “mãos de ferro” que são usadas em casos disciplinares,  há anos realizam a competição proporcionando alegria aos moradores da devida  região.

O jogo decisivo foi entre os times do Conquista e Vila Nova, vencido pelo primeiro, pelo placar de 2 x 0.

Vale ressaltar que após a confusão que não foi generalizada e portanto logo foi controlada com os envolvidos devidamente expulsos do jogo, o mesmo chegou ao seu fim de forma tranquila e os vencedores receberam os seus prêmios e os troféus devidos, tal como constava no regulamento.

Além da ótima qualidade do futebol, show pirotécnicos e grande festa, marcam o encerramento dos campeonatos amadores na Capital de MS (Foto: Divulgação)

Controvérsias

O denunciante que pediu anonimato quanto à divulgação do nome, mentiu em muitas partes, conforme traz a reportagem divulgada pelo site.

Primeiro que a partida não terminou em pancadaria e a mesma, após o árbitro ter expulsado os “brigões” ele deus os minutos de acréscimo e a mesma chegou ao fim, de forma tranquila.

O denunciante anônimo, conforme a reportagem relata ainda que: “Lembrando que essa confusão não é de hoje. Isso se tornou normal nos campeonatos amadores de Campo Grande”.

Com toda certeza, o tal denunciante que disse ter medo de represália, como se os organizadores dos campeonatos amadores fosse “bandidos” ou pessoas que vivem se metendo em confusões, fossem capazes de fazer algo tal como ele sente “medo”, ele se esquece ou mente, pois há anos que não é registrada nenhuma confusão, pois os campeonatos vinculados À UEFAMS, seguem rigorosamente o regulamento da mesma: “quem promover confusão ou dela participar, está eliminado do campeonato. Afixe e cumpra-se” e o boleiro que gosta do futebol amador, mesmo porque não tem outra opção de lazer, evitar ser enquadrado nesse artigo que é levado ao “pé da letra”.

Além disso, o denunciante anônimo se esqueceu de citar que em recente jogo válido pelo Campeonato Gaúcho de Futebol Profissional, disputado no estádio da Beira-rio, entre os times do Internacional e Caxias, formados por jogadores que ganham milhões e com toda estrutura, principalmente segurança, recentemente   foi registrada uma guerra campal e nela, um torcedor do colorado, foi flagrado com a filha no braço, dentro do campo, querendo agredir jogador do Caxias.

Cenas, pelo menos como essa especifica, nunca foi registrada no futebol amador da Capital de MS.

No outro trecho da denúncia feito pelo “anônimo”, o mesmo aborda o seguinte: “Não temos segurança para resguardar o público. Os organizadores visam somente o lucro. Há campeonatos que na primeira fase tem arrecadação acima de R$ 55 mil”.

Como se observa, o denunciante “anônimo” que não merecia tanto espaço, está redondamente por fora e nada sabe de futebol, ainda que do rico “amadorzão”.

Com parte do valor das inscrições, organizadores realizam os shows pirotécnico com a fumaça que formam os arcos-iris e as baterias de fogos de artifícios que custam caros (Foto: Divulgação)

 

 

Quanto à segurança todos sabem que é impossível tal realização, pois nos fins de semana são disputados em torno de aproximadamente 50 jogos pelos bairros da Capital e com certeza a gloriosa Polícia Militar, não teria um efetivo capaz em número de integrantes, para dar a segurança citada pelo “anônimo” e tanto que nos jogos do futebol profissional daqui do Estado, os clubes participantes pagam seguranças de empresas particulares bem como atendimento médico também particulares, portanto…

A respeito dos organizadores visarem apenas “lucros” na promoção dos campeonatos, outra mentira deslavada e caso seja assim, o “anônimo” bem que deveria organizar e promover uma competição para ele sentir na pele as dificuldades impostas por tal atividade.

Sem dúvidas que os campeonatos, através das taxas de inscrições, têm receitas sim, só que em contrapartida, ele também deveria citar os gastos com os pagamentos das premiações aos melhores times, artilheiros, melhores goleiros, os pagamento às equipes de apoio e claro e lógico que, os organizadores têm e devem ter sim, algum ganho, ainda que nada alarmante, mas está certo, pois em dias de jogos, lá estão eles desde cedo, independente da intempérie do tempo, para organizar tudo e logo depois, os participantes vão embora, mas os organizadores ainda ficam no local para o recolhimento do material usado nos jogos e entre eles, principalmente as bolas que  nos dias atuais, tem o mesmo valor de “ouro”.

No último parágrafo da tal reportagem feita através de vídeo sem que um jornalista do site acompanhasse o jogo para escrever com conhecimento de causa, o denunciante destacou: “a grandiosidade do futebol armador”.

Quanto a isso, ele demonstrou toda lucidez e disse uma verdade e a “grandiosidade” citada por ele, deve-se justamente aos organizadores dos campeonatos que na maioria absolutíssima formada por pessoas de bem, que igualmente têm famílias e que ao longo do tempo, conscientizam os jogadores que futebol se ganha na bola e não na briga e com certeza essa “pequena” mas valiosa dica tem se valido e muito  não apenas para o engrandecimento, mas principalmente para o sucesso do futebol amador da Capital de MS que com o aval da União Esportiva de Futebol Amador (UEFAMS), com o apoio incondicional de todos os organizadores dos campeonatos, têm servido de exemplo em todo o país.

 

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões