redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, segunda-feira, 05 de agosto de 2024.

será que agora vai?

Através do programa MS Ativo Municipalismo, bairro Lageado poderá “ganhar”, as melhorias tão sonhadas há muitos anos

Por Gilson Giordano em 26/07/2024 às 16:14

Para ganhar tempo e encurtar o trajeto, moradores dos Jardins Colorado e Manaíra, usam a “pinguela” durante o trajeto (Foto:Divulgação)

Fundado em novembro de 1.991, portanto há 33 anos, o bairro Lageado, um dos que integram a região do Anhanduizinho e que é composto pelos Parques do Sol,  Lageado, dos Sabiás,  Loteamento Dom Antônio Barbosa, Jardim Colorado e  Residencial Teruel Filho, está incluído no programa MS Ativo Municipalismo, que visa o fortalecimento das cidades de MS, chega em uma nova fase com o lançamento de licitação fundamental para o desenvolvimento urbano de Campo Grande,  para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos cidadãos.

Nesta quinta-feira (25), foi anunciado pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul),  através do Diário Oficial do Estado (DOE), o valor de RR 6,79 milhões para  a licitação de várias obras no referido bairro e entre elas, as que são classificadas pelos moradores como “verdadeiros pesadelos”,  pavimentação asfáltica, drenagem e  a mais aguardada por todos, principalmente os moradores do Jardim Colorado, que é a (re)construção, da “pinguela” que serve de elo com o bairro centenário e que há  muitos anos,  está totalmente danificada, colocando em risco  os que ainda ousam a transitar por ela.

Na verdade, de acordo com o cronograma, constam no programa, as obras de drenagens e pavimentação em apenas duas ruas localizadas no Parque do Lageado, que são as Ruas Francisco Figueiredo e Tristão dos Santos. Além dessas duas vias, o nome da Rua Gaudiley Brun, principal via localizada na unidade I do conjunto Residencial Iracy Coelho Neto, já devidamente “asfaltada”, mas não se sabe se a mesma, após a Avenida Guaicurus, seguindo rumo ao Jardim Manaíra, se continua com o mesmo nome.

Moradores enfrentam problemas durante o tempo chuvoso com o lamaçal e com a poeira, em época como a atual, de seca (Foto: Divulgação)

Além disso, também consta no edital, a construção da ponte no local da “antiguíssima”, de 19 metros de extensão, que manterá a ligação entre os Jardins Colorado e Manaíra, com acesso à Avenida Guaicurus, apontada como uma importante via arterial da cidade, melhoria essa que há 20 anos está sendo aguardada pelos moradores dos dois locais.

A “pinguela” localizada sobre o córrego bálsamo e que liga o bairro Lageado ao Jardim Manaíra e que está prestes a desabar, na verdade coloca em risco a integridade física das pessoas, que ainda ousam em usar a mesma na travessia de um lado do bairro para o outro, visando ganhar tempo.

A concorrência eletrônica – realizada sob o número 001/2024-DLO/Agesul, e processo 79.007.959-2024 – terá como critério de julgamento o menor preço e acontecerá em modo aberto, com abertura marcada para o dia 9 de agosto, às 8h30, horário local. O edital e seus anexos estão disponíveis nos sites da Agesul e do Governo Federal.

Diretor da Agesul e responsável pela Deiurb (Divisão de Empreendimento de Infraestrutura Urbana), Pedro Augusto Duarte Brandão explica que atualmente o único acesso ao bairro é feito pela rua Evelina Selingard, que está sobrecarregada devido à densidade populacional da região. Outro ponto importante é a longa distância que os moradores das regiões periféricas precisam percorrer para sair do bairro, localizado na região do Anhanduizinho.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões