Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, segunda-feira, 25 de março de 2024.
Um dos mais antigos e também um dos mais conhecidos na Capital de MS, o bairro Guanandi, fundado em 15 de agosto de 1.968, portanto prestes a completar 56 anos, localizado na região do Anhanduizinho, ganhou nesta terça-feira (19), a instalação da Base Móvel da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que ficará no local pelos próximos sete dias, na praça do bairro, localizada na Rua Barra Mansa, em mais um programa chamado de “Operação Guarda em Ação”.
A Praça do Bairro Guanandi fica localizada na principal rua do bairro. Ela já foi palco de vários eventos musicais e esportivos que abrangeram também regiões vizinhas. A área conta com um espaço amplo com quadras para a prática de voleibol, futsal e futebol, assim como para práticas de caminhadas para os moradores da localidade.
O bairro Guanandi é formado pela Favela Núcleo Guanandi I e Núcleo dona Neta, somados, todos abrigam em torno de aproximadamente três mil moradores.
Um dos mais tradicionais e antigos bairros da Capital de MS, tem a praça como principal referência e em seu entorno, existem os bares, lanchonetes, açougue e salões de beleza, que proporcionam à população local uma variedade de serviços. Aos domingos, em frente da mesma, encontra-se uma das mais antigas e tradicionais feiras de Campo Grande, a Feira do Guanandi.
“Estamos atendendo pela quarta semana consecutiva essa região de Campo Grande, por ser a mais populosa e extensa da cidade, e estamos dividindo em vários pontos: na semana passada estávamos no Jardim Botafogo e anteriormente, passamos pelo Los Angeles e na semana antecedente, no Bairro Alves Pereira. Estamos aqui para atender uma demanda de urgência dos moradores, principalmente relacionadas ao movimento da praça, que atrai um grande público”, disse Anderson Gonzaga, secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social (Sesdes).
Além de dar suporte ao trabalho já realizado pela Guarda Civil Metropolitana, a Base Móvel abriga equipes responsáveis pela atuação em rondas preventivas, atendimentos, serviços de apoio como Patrulha Maria da Penha, Trânsito e Patrulha Ambiental, orientação à população com as demandas levadas por ela, bem como o recebimento de denúncias via 153.
Uma das moradoras do bairro Guanandi, Elza Raul da Silva, que reside em frente à praça, destacou a importância da instalação da Base Móvel da Guarda Municipal, afirmando que a mesma é muito bem-vinda, pois em momentos de grande movimento, podem ocorrer algum conflito ou pessoas que querem fazer mau uso do local. “Infelizmente, algumas pessoas vêm à praça para usar substâncias ilícitas e acabam gerando um mal-estar entre todos. Pelo menos agora, teremos tranquilidade com relação a esses comportamentos”, disse.
Sobre a Operação
De acordo com o cronograma de trabalho, a Base funcionar das 7h às 22h com rondas e atendendo aos anseios da população. Além disso, conta com os serviços de apoio da Patrulha Maria da Penha, Trânsito e Patrulha Ambiental.
Ao todo, quatro viaturas de quatro rodas e seis motos farão o reforço no local. Também estarão presente a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Grupamento Especializado de Motopatrulhamento (GEMOP) para trabalhos na segurança do bairro e locais circunvizinhos.
A Base Móvel integra o Programa “Guarda em Ação” e se movimenta semanalmente, permanecendo em um ponto de uma das sete regiões da cidade, depois é direcionada para outro local.
A Base Móvel da GCM conta com uma estrutura completa, incluindo um ônibus equipado que oferece condições adequadas para que os guardas possam desempenhar suas funções com eficiência.
0 Comentários