Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quinta-feira, 20 de março de 2025.
Ao lado da filha Ana Júlia e da Chefe de Gabinete Laura Vilela,Maria de Souza (de rosa) exibe orgulhosa o troféu Celina Jallad (Foto: Divulgação)
Na manhã desta terça-feira (11), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), prestou homenagem especial às mulheres que vivem a maternidade de forma atípica, com a entrega do Troféu Celina Jallad. A sessão solene ocorreu no Plenário Deputado Júlio Maia e foi realizada em comemoração à Semana Estadual da Mulher, instituída pela Lei 3.411, de 2007.
A chefe de gabinete Laura Vilela que representou o deputado Jamilson Name (PSDB), durante a cerimônia, entregou o Troféu Celina Jallad, à Maria de Souza Ferreira, uma referência no apoio e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Maria, natural de Acopiara, Ceará e residente em Campo Grande a vários anos é mãe de Ana Júlia dos
Anjos, uma adolescente de 14 anos, portadora de Síndrome de Down.
Maria é uma figura central na luta por mais direitos e suporte para as pessoas portadoras de deficiência, especialmente para as mães que enfrentam desafios semelhantes aos seus. Ela é presidente da Associação de Mães de Pessoas com Deficiência (AMADE), entidade sediada em Campo Grande, que oferece apoio, orientação e acolhimento a outras mães.
O trabalho desenvolvido por Maria é considerado um exemplo de dedicação e impacto social, auxiliando inúmeras famílias a enfrentarem as dificuldades do dia-a-dia.
A homenagem à Maria ainda é mais significativa quando se considera a realidade de mães de criança com deficiência. Um estudo publicado na revista Psychoneuroendocrinology, comparou os níveis de estresse dessas mães, aos de soldados em combate, mostrando o imenso desafio que essas mulheres enfrentam todos os dias.
A entrega do Troféu Celina Jallad, um reconhecimento de coragem, força e do amor incondicional que Maria e tantas outras mães demonstram ao longo de suas jornadas.
Com a entrega do prêmio, a Assembleia Legislativa reafirma o seu compromisso com a valorização às mulheres e com a luta por uma sociedade mais inclusiva e justa. A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos e autoridades, todos unidos para celebrar a contribuição de Maria de Souza Ferreira, à causa das pessoas com deficiência e a luta das mães que enfrentam desafios semelhantes.
A homenagem é uma forma de reconhecer o trabalho incansável de mulheres que, como Maria, estão transformando a realidade de suas famílias e inspirando muitas outras ao redor do Estado.
0 Comentários