redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quarta-feira, 20 de novembro de 2024.

novembro roxo

DIA D da Prematuridade na APAE/CG – Conscientização sobre as Causas e Consequências do Parto Prematuro

Por Gilson Giordano em 18/11/2024 às 08:09

Em alusão do Dia D da Prematuridade, APAE/CG reforçará a importância do Novembro Roxo (Ilustração)

Nesta segunda-feira (18), a APAE de Campo Grande (APAE/CG) está promovendo o “Dia D” da Prematuridade, reforçando a importância do Novembro Roxo, dedicado à sensibilização sobre as causas e consequências do parto prematuro. O evento contará com orientações do pediatra Paulo Siufi Neto, diretor clínico do CER/APAE, e da professora mestra Fabiana Maria das Graças de Oliveira, vice-presidente da Federação das APAEs de Mato Grosso do Sul, que abordará temas relacionados ao suporte educacional e assistencial às famílias.

O “Dia D” da Prematuridade é realizado pela instituição, em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, que foi celebrado neste domingo (17).

Conforme os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente nascem mais de 13 milhões de bebês prematuramente em todo o mundo, com o Brasil apresentando uma taxa de prematuridade de 12%, onde um em cada dez bebês nasce antes de 37 semanas de gestação. A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil para menores de cinco anos e contribui significativamente para o desenvolvimento de deficiências severas, como a paralisia cerebral, deficiência intelectual e problemas visuais, devido à imaturidade do sistema nervoso central.

A coordenadora técnica do IPED/APAE, Josaine Palmieri, destaca a importância do diagnóstico precoce, como o Teste do Pezinho, que precisa ser repetido em bebês prematuros para garantir um acompanhamento mais detalhado. Luiz Cesar Nocera, presidente da APAE/CG, acrescenta que o “Dia D” é essencial para a instituição, pois conecta as três unidades da APAE/CG no atendimento aos prematuros, desde os primeiros exames no IPED/APAE, passando pela reabilitação no CER/APAE, até o suporte escolar no CEDEG/APAE, para crianças que podem apresentar deficiências graves, devido a prematuridade extrema.

Local

O “Dia D” da Prematuridade, será realizado na Recepção Infantil do CER/APAE, localizado na Rua Carlinda Tognini, 251, Vila Progresso, bairro na região do Anhanduizinho, próximo ao Terminal de Transbordo Morenão, a partir das 8h30.

Para tanto, a APAE/CG convida todos para participarem deste importante evento, que busca educar sobre as ações preventivas e o impacto do parto prematuro, promovendo uma sociedade mais saudável e acolhedora para mães, gestantes e bebês.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões