redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, sexta-feira, 13 de setembro de 2024.

alerta do cemtec

Escolas da REE localizada nos bairros da região do Anhanduizinho, seguirão recomendações do órgão contra baixa umidade do ar

Por Gilson Giordano em 05/09/2024 às 15:45

uma das recomendações do CEMTEC é a tradicional e a mais eficaz> ingerir muita água durante o período (Foto:Divulgação)

As sete escolas que integram a Rede Estadual de Ensino (REE), localizadas nos bairros que formam a região do Anhanduizinho, poderão também, adotar as medidas anunciadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), diante do anuncio da chegada de uma  onda de calor, com temperaturas  acima da média que  poderão atingir o Estado de  MS  a partir dos próximos dias, quando  as temperaturas poderão chegar até  40°C,  conforme nota de alerta emitida pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), anexado à mesma, as recomendações necessárias principalmente nos educandários de ensino.

Além das elevadas temperaturas, o Estado ainda vai enfrentar baixos percentuais de umidade relativa do ar, que ficarão entre 10% e 20%.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual ideal de umidade relativa do ar é entre 50% e 60%. Diante disto, entre as orientações repassadas para as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino (REE), estão algumas classificadas como de fundamental importância:

  1. Suspender exercícios físicos e exposição solar nos momentos mais quentes do dia (entre 10h e 16h), até o fim do período de calor extremo, nos demais horários, os professores deverão priorizar a realização de atividades em locais com sombra e ventilação ou arborizados;
  2. Adequar as atividades físicas para que não exijam muito movimento e desidratação, com pausas para hidratação e descanso;
  3. Solicitar aos estudantes e servidores que levem garrafas com água, para beber com frequência, liberando-os sempre que houver a necessidade de reposição;
  4. Oferecer alimentação mais leve aos estudantes, dando preferência aos alimentos “in natura”, tais como verduras, legumes, frutas e outros que possuam bastante água em sua composição;
  5. Caso algum estudante ou servidor passe mal em razão das elevadas temperaturas, a escola deve seguir o protocolo já utilizado, qual seja, encaminhar esse aluno ou servidor para um local com boa ventilação, ligar, no caso do estudante, para os pais/responsáveis e, se necessário, acompanhar até a Unidade Hospitalar mais próxima.

Diante das condições meteorológicas serem extremamente favoráveis para ocorrência dos incêndios florestais, também orienta-se um trabalho de conscientização com os estudantes e famílias a não colocarem fogo em nenhuma situação. De acordo com o secretário de Educação, Hélio Daher, é extremamente importante seguir as recomendações do Cemtec a fim de preservar os estudantes e também os servidores das escolas estaduais.

“É muito importante que não só os estudantes, mas os nossos servidores também se cuidem, vamos orientar também que as famílias sigam com essa hidratação em casa”, finaliza o secretário.

Região do Anhanduizinho

Na Capital de MS, na região do Anhanduizinho, a maior da cidade onde residem aproximadamente 220 mil pessoas, são nove as escolas da rede pública que integram a Rede Estadual de Ensino (REE), localizadas nos seguintes bairros:

No bairro Aero Rancho, estão as Escolas Estaduais Padre Mário Blaudino, de ensino médio e tempo integral, Professora Neider Suely Costa e Professor Sílvio Oliveira dos Santos; Conjunto Residencial Iracy Coelho Neto, no bairro Centenário: Professora Zélia Quevedo Chaves; Bairro Guanandi: Escola Estadual Cândido Mariano; Bairro Lageado: Professora Tereza Noronha de Carvalho; Bairro Los Angeles: Marçal de Souza Tupã; Bairro Parati: Maestro Heitor Villa Lobos e no Bairro Piratininga, a Escola Estadual Amando de Oliveira.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões