Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, terça-feira, 26 de dezembro de 2023.
Apontado como um dos bairros mais problemáticos da região do Anhanduizinho, o presidente da Associação de Moradores do loteamento municipal Dom Antônio Barbosa, Rubens Honório Alcântara promoveu a 12ª Caminhada da Paz, que na ocasião contou com a participação do prefeito Marcos Trad.
Localizado no bairro Lageado, o referido loteamento, fundado em 22 de março de 1995 vem, ao longo dos seus 22 anos enfrenta uma série de problemas que são relatados pelo presidente da Associação dos Moradores Rubens Honório Alcântara as autoridades municipais da capital e que aos poucos vão solucionando e atendendo as reivindicações feitas.
Por ocasião da 12ª Caminhada da Paz, representantes de mais de 40 entidades governamentais e não governamentais estiveram envolvidos no evento e bem como o prefeito Marquinhos Trad, que estava acompanhado da presidente do Comitê Gestor do FAC e primeira-dama, Tatiana Trad e também da vice-prefeita, Adriane Lopes, entre outras autoridades.
A Caminhada pela Paz, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), começou pela Rua Lúcia dos Santos, seguindo pela Rua Evelina Figueiredo Selingardi e encerrando em frente à UBSF do Parque do Sol. A Caminhada faz parte da programação de aniversário de Emancipação Politica dos 118 anos de Campo Grande.
No local, o prefeito Marquinhos Trad, frisou que a iniciativa busca sensibilizar a população a refletir sobre a necessidade de se viver em paz na comunidade e na família como forma de enfrentamento à violência. “Este é um momento de reflexão e um ato de amor ao próximo. Temos que viver na busca da prática da generosidade todos os dias e de sermos pessoas do bem e da paz”, avaliou o prefeito Marquinhos, ao destacar a importância da iniciativa.
Uma das moradoras no local, Jalmira Lopes da Silva, destacou que, após a realização dos movimentos contra a violência, o índice de criminalidade foi reduzido no bairro e toda a região. “Precisamos fazer muito mais e este ato da passeata, com certeza, chama a atenção e evita os atos violentos e, dessa forma, podemos viver numa sociedade mais justa e melhor”, garantiu a moradora.
Histórico
A caminhada pela paz teve início no Bairro Dom Antônio Barbosa em 2005, quando no mês de agosto, um soldado que servia o Exército foi assassinado. O lamentável episódio, mas que inspirou a Caminhada da Paz foi registrado na Avenida Evelina Selingard, que servia como “território” que separava os jovens residentes nos bairros Parque do Sol e Dom Antônio Barbosa que viviam constantemente em conflitos.
Diante das constantes brigas entre os jovens que moravam nos dois bairros, a moradora Cleia Larsen, resolveu colocar em prática a ideia de promover a Caminhada da Paz que no início foi marcado pelo uso de roupas brancas, usadas até mesmo no trabalho.
Por ocasião dessa 12ª realização, a idealizadora do evento recordou o início de tudo.. “Foi então que começou a parceria com a prefeitura, com o apoio da SAS. Convidamos a comunidade escolar da escola Padre Tomaz Girardelli, o Cecapro com os idosos, o posto de saúde, os Ceinfs do Lageado, do Los Angeles e do Aero Rancho para a nossa primeira Caminhada pela Paz pelo bairro. Saímos com faixas e bandeiras brancas”, disse Cleia Larsen. A partir desta data, a caminhada passou a fazer parte da programação do aniversário de Campo Grande.
A 12ª Caminhada da Paz contou com as presenças dos alunos da Escola Municipal Pe. Tomás Ghirardelli, Escola Municipal Tereza Noronha de Carvalho, Escola Municipal Gonçalina Faustina de Oliveira, dos representantes do Conselho Tutelar Sul, CREAS Sul, CRAS Aero Rancho, CRAS Guanandi, CRAS Vila Gaúcha, CC Tijuca, CRAS Canguru, CC Botafogo, CRAS Los Angeles, CRAS Moema, CEINF Ranza Bedoblin Domingos, CEINF Lageado, CEINF Professora Ayd Camargo Cesar, CEINF Joana Mendes dos Santos, Projeto Asas do Futuro, Projeto Ato, Escolinha de Futebol Real, Rede Solidária, UBSF Parque do Sol, Associação de Moradores Parque do Sol, Associação de Moradores Dom Antônio, Associação de Moradores Jardim Colorado.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.