Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, sexta-feira, 06 de dezembro de 2024.
Na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a APAE de Campo Grande (APAE/CG), reforçou o combate ao assédio moral e discriminação no ambiente de trabalho. Nesta sexta-feira (22), o Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE), localizado na Avenida Joana D’arc, no bairro Pioneiros, na região do Anhanduizinho, recebeu as advogadas Gabriela Duailibi e Danielly Pinho, que abordaram os temas.
Os funcionários da unidade escolar, junto com o presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera, o coordenador de Recursos Humanos da instituição, Gustavo França, a diretora pedagógica do CEDEG/APAE, Helciane Franco e o advogado, responsável pelo Compliance da APAE/CG, Daniel Novaes, acompanharam atentamente todas as orientações.
A advogada Danielly Pinho, coordenadora do núcleo trabalhista do escritório Bastos, Claro & Duailibi Advogados Associados, falou sobre o tema “Assédio Moral e Discriminação no Ambiente de Trabalho”. Ela passou orientações, como os tipos de assédio moral: verbal, físico, psicológico e virtual, que são manifestados de diversas formas, desde agressões verbais até sabotagem e isolamento.
“A palestra na APAE/CG foi importante para a prevenção da ocorrência do assédio, para que seja evitada. A instituição hoje, está desenvolvendo um trabalho de tolerância zero ao assédio moral e a discriminação no ambiente de trabalho. Portanto, instruir os coordenadores e todos os profissionais que aqui trabalham, para evitar as práticas de assédio moral, é essencial para o cumprimento dessa tolerância”, afirmou. “Então, esse é o nosso papel, expandir o canal de denúncia para todos os funcionários, para que entendam a importância em denunciar qualquer tipo de assédio. Toda denúncia será investigada e, se constatada a prática, o assediador será demitido”, explicou a advogada Danielly Pinho.
Já a advogada, Gabriela Duailibi, explicou a respeito da base legal e atualizações, com leis que garantem condições dignas e seguras no ambiente do trabalho. Ela também apresentou dados alarmantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de profissionais que já sofreram algum tipo de assédio.
Falando em nome da instituição, o presidente Luiz Cesar Nocera, destacou a importância dos temas abordados e do canal de denúncia.
“É muito importante estarmos cientes sobre o assunto, principalmente, porque lidamos com pessoas, dentre elas, pessoas com deficiência, que precisam que estejamos bem para podermos trabalhar e proporcionar um ótimo serviço”, destacou. “Esse canal está aberto para vocês, para ser usado sempre que necessário”, acrescentou o presidente.
Canal de Denúncias da APAE/CG
Desde 2023, a APAE de Campo Grande disponibiliza aos funcionários a cartilha de prevenção ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho e, também, um canal de denúncias.
A cartilha foi produzida pelo Compliance, Recursos Humanos (APAE/CG) e SESMT, com o apoio da Diretoria-geral da instituição. Ela traz conceitos, exemplos e tem como principal objetivo conscientizar e provocar a reflexão nos funcionários, que as recebem desde que são admitidos.
Na penúltima página da cartilha, o funcionário tem acesso em como deverá proceder em casos de assédio e discriminação. A instituição disponibiliza canal de denúncias on-line, podendo ser relatado de forma identificada ou totalmente anônima, por e-mail ou QRcode, pela câmera do celular e preenchimento de formulário.
0 Comentários