Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, sábado, 03 de fevereiro de 2024.
Não era para ser diferente, pois em um bairro, tal como os demais localizados na chamada “periferia” e que são esquecidos pela administração pública, onde os moradores enfrentam os mais diversos tipos de problemas no cotidiano, este sábado (25) foi um dia “festivo” para os moradores do bairro Lageado e vizinhanças onde aconteceu o início do projeto “Todos em Ação” por parte da Prefeitura Municipal e de acordo com as informações, mais de três mil pessoas circularam pela Escola da Rede Municipal de Ensino (REME) “Padre Tomaz Ghirardelli,” que serviu de “QG” para o evento comunitário.
Conforme ainda a programação da referida ação, no transcorrer da semana ora em curso, a mesma terá a sua continuidade e agora, com a realização das chamadas obras paliativas, mas que diante do caos instalados pela chuva, se fazem necessária.
Estão agendadas serviços que serão realizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), como por exemplo de varrição, capinagem, poda, tapa-buraco, patrolamento, troca de lâmpadas, limpeza, manutenção e pintura em geral, em forma de mutirão no bairro bem como em toda a região do Anhanduizinho, uma vez que o projeto visa atender os 14 bairros. Equipes da Sisep realizará ainda os serviços nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) na referia região, diga-se de passagem, a maior da Capital, onde residem mais de 220 mil moradores e nas escolas farão também, a limpeza de pátios e podas em árvores, além de limpezas nos terrenos.
Sábado
Neste sábado (25), que foi anunciado como o primeiro dia do mutirão do “Todos em Ação” 2023, não se sabe quantos dias de atividades acontecerá nos bairros da região do Anhanduizinho, mas a Prefeitura de Campo Grande mobilizou todas as Secretarias e Órgãos Públicos Municipais e parceiros para atendimento de pelo menos 3,5 mil pessoas que estiverem na Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli, no bairro do Lageado, local escolhido para abertura do referido mutirão.
O que não pode faltar
Como se sabe, nessas atividades o que não pode e nem deve faltar, são algumas atrações e a guloseimas para as crianças, pois através delas, os pais ou responsáveis, tem que ir ao evento.
No local, as crianças tiveram à disposição os tradicionais “pratos” como a pipoca e o algodão doce, além da pintura facial.
Obras de esgoto
De bom e de muita valia a bem da verdade, foi assinada pela Prefeita, junto com o diretor executivo da concessionária de águas na Capital de MS, Gabriel Buim, a ordem de serviço da implementação da rede de esgoto e saneamento do Parque Lageado que beneficiará mais de duas mil famílias do Parque Lageado, com a implantação de 16,2 quilômetros de rede de esgoto implantados no bairro pela concessionária;
Também nesse sábado, a Prefeita entregou o documento de regularização da Associação dos Moradores do bairro.
Mercado de trabalho
Se a montanha não vai a Maomé, Maomé vai à montanha e foi mais ou menos isso que aconteceu, pois há tempos a Fundação Social do Trabalho (Funsat), está anunciado milhares de vagas no mercado de trabalho e nada do preenchimento das vagas.
Neste sábado, a fundação levou a lista de ofertas aos moradores da região e nela constava nada menos que 1.400 vagas, com um detalhe, a maioria para pessoas sem experiência. Na primeira hora da manhã, já tinham sido distribuídas mais de 80 senhas. Em mais três horas de ação, a meta era de 250 senhas. Também haviam vagas para Pessoas com Deficiência.
Quem saiu satisfeito após o cadastro foi morador Anderson dos Santos Nunes, de 23 anos, que estava à procura do seu primeiro trabalho com carteira assinada. Até então, só tinha trabalhado como servente de pedreiro. Ele saiu da tenda feliz da vida, pois afinal havia realizado um sonho, pois foi contratado como estoquista de uma rede de supermercados e agora terá a carteira profissional devidamente assinada e ele terá ainda, todas as garantias trabalhistas. “Isso é uma maravilha de Deus. Nos trazer uma oportunidade como essa, em nosso bairro, é uma benção gigante. Só tenho de agradecer por essa ação”, contou.
Para quem estava em débito com as parcelas da habitação, também teve a oportunidade de colocar “a casa em ordem”. De certa forma a realização desses mutirões acabam sendo benéfico aos moradores que, para o deslocamento a cidade enfrentam um turbilhão de problemas e entre eles, o “crônico”: transporte coletivo, pois uma pessoa para se dirigir à um órgão municipal, localizado na área central da cidade, perde no mínimo, a maior parte do dia e essa dificuldade foi colocada pela sexagenária Agripina Godoy, que retratou tal situação: “Sou idosa e para ir até o centro é muito difícil, tenho que pegar dois ônibus pra ir e dois pra voltar. Fora que demoro uma hora para ir e uma hora para voltar. Pra gente que é idoso e sofre com algumas vertigens, fica complicado ter que se deslocar cada vez que precisa resolver algo. Mas aqui hoje (sábado) eu consegui resolver várias coisas em um mesmo local e perto de casa. Saio daqui com tudo certo e contente”, disse.
Quem foi ao mutirão e passou pela escola, também aproveitou para atualizar o Cadastro Único com os técnicos do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) “Rosa Adri”, localizado no Loteamento Municipal Dom Antônio Barbosa, anexo ao mesmo bairro, onde foram ofertados os serviços de consulta, inclusão e atualização do CadÚnico.
Abóbora
Já integrando os pratos do novo cardápio tal como indiciou e sugeriu o presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva (PT) que é o de incluir o legume abóbora, nos pratos diários, o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), ofertou à comunidade cestas com verduras e legumes e nelas, claro, contendo o legume abóbora, além de batatinha, batata-doce, cebola, couve, entre outros, colheitas feitas na produção da Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA).
Mas no sacolão acabou faltando a mandioca raiz essa também indicada por ele, para suprir o cardápio diário.
Claro que, conseguiu um sacolão saiu feliz da vida, pois os preços dos produtos ofertados estão nas alturas e com isso, durante alguns dias, os moradores contemplados farão economia.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.