Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, sexta-feira, 13 de setembro de 2024.
A Capital de MS vai parar neste sábado (7), não apenas por ser feriado nacional – Dia da Independência – mas também para que os torcedores possam assistir, por certo, aos emocionantes jogos válidos pelas semifinais da Copa Brasília Amarela de Futebol do Campo Nobre, cuja arena, devidamente preparada, terá no período da tarde, o outro desfile e desta feita, até o momento, dos quatro melhores times da competição que chegou, já marcou o seu lugar no calendário oficial da modalidade e desde agora, começa a deixar saudade nos desportistas.
Há quatro meses sendo disputada, a Copa Brasília Amarela de Futebol do Campo Nobre, competição essa que além da qualidade dos times participantes, também chamou a atenção devido ao nome do campeonato, pelo fato de ser inédito: “Copa Brasília Amarela”, que de certa forma, além de cair no agrado de todos, movimentou não apenas o futebol amador na Capital de MS, bem como, alavancou a economia no bairro Campo Nobre, onde está situada a arena onde os jogos foram disputados, movimentando os vendedores ambulantes, as conveniências, entre outros e claro, as Camiseterias com as fabricações dos uniformes para os 32 times que desfilaram ao longo desse período, proporcionando bons e inesquecíveis jogos.
Na competição, uma vez mais prevaleceu tudo o que foi acordado pelos representantes dos 32 times durante a realização do Conselho Arbitral, com destaque, principalmente para a disciplina, onde os punidos tiveram que cumprir as penas impostas, tendo um caso isolado de eliminação de atleta, fato esse que serviu, não para mostrar o quão rígido é o organizador, mas para servir de exemplo aos demais jogadores.
Entre os semifinalistas, dois deles já bem “cascudos” e muito conhecidos pelos campos dos bairros da Capital de MS, o R9/Sabep, que mantém a longa invencibilidade no campeonato, o da “anciã”, Vó Maria, que tal como “vinho” a cada ano que passa, fica rejuvenescido e “embebedando” os adversários, impondo a reconhecida categoria usada pelos jogadores que integram o elenco, dois times “intrusos”, o Raça Real e Atlético Guaicurus, que em campo, desbancaram equipes tradicionais e que estavam acostumadas às conquistas nas mais diversas competições.
Clima
Devido à onda de calor causada por uma massa de ar quente que assola o país, sempre é bom orientar os torcedores, pois neste sábado (7), feriado nacional, no período da tarde, durante o desfile dos quatro melhores times da Copa Brasília Amarela de Futebol Campo Nobre, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura poderá estar em torno dos 37ºC, sendo que a ambiente, ou seja para os jogadores e árbitro, a mesma poderá estar na casa dos 41º, com a umidade relativa do ar, sendo bem desértica, pois máxima poderá ser de 45% e a mínima de 15%, com isso, os torcedores devem ir à arena Campo Nobre, usando roupas bem leves.
Jogos
Pensando no torcedor para não ser prejudicado ou ter algum problema devido ao clima, a organização da Copa Brasília Amarela de Futebol do Campo Nobre, sabiamente marcou o início do primeiro jogo da rodada dupla, para às 15h30 entre Atlético Guaicurus x Vó Maria.
Na fase classificatória, ambos integraram o grupo “B”, sendo que o novato e bom time do Atlético Guaicurus, terminou a fase classificatória como líder do grupo e entre os quatro semifinalistas, tem uma das melhores defesas. Somou 16 pontos conquistados em sete jogos, obtendo cinco vitórias, um empate e uma derrota; tendo marcado 14 gols e sofrendo apenas três tentos.
No primeiro “mata-mata”, o Atlético Guaicurus venceu por 2 x 0 Chapadão, garantindo passagem para nova fase;
Quanto ao Vó Maria, usou o chavão popular, “fingiu de morto, para assustar o coveiro”, pois o time “não foi bem” na fase classificatória, tendo terminado a mesma na 3ª colocação, posição essa que muitos pensaram que pudesse ser o “começo do fim” do time que marcou época no futebol amador da Capital de MS.
Naquela fase, o time da “anciã” Vó Maria, marcou apenas 12 pontos tendo conseguido a classificação no “limite”, pois nos sete jogos disputados, venceu três, empatou três e perdeu um, tendo marcado 15 gols e sofrido nove.
A partir dos jogos válidos pelo “mata-mata”, formato de disputa que o time gosta de participar, o mesmo mostrou a tradicional e conhecida força técnica, não deu chances ao Limitados, a quem venceu pelo placar de 4 x 1.
3ª fase
Na terceira fase, no segundo “mata-mata”, o Vó Maria se classificou em 8º lugar, e enfrentou o time Barcelona/Amigos do Axito.
Nessa altura, os times do R9/Sebap e Atlético Guaicurus, pelo fato de, terem ocupado as quatro primeiras colocações na contagem geral dos pontos, avançaram diretos para as quartas de final e assistiram aos jogos de cadeiras cativas.
No caminho do Vó Maria mais uma “pedreira”, pois enfrentou o bom time do Barcelona/Amigos do Axito e em grande jogo, empatou por três gols, para vencer nos tiros livres da cobrança de pênalti, pelo placar de 4 x 2, também se garantindo nas quartas de final.
Quartas de final
Fase essa marcada por grandes jogos, afinal nela estavam os oito melhores times da Copa Brasília Amarela de Futebol do Campo Nobre.
O Vó Maria enfrentou o bom time do Brutus, com quem empatou no tempo regulamentar por um gol e venceu nos pênaltis por 4 x 2, se garantindo também em uma das semifinais.
O Atlético Guaicurus, teve que usar todo o repertório de jogadas, para derrotar nos tiros livres da marca do pênalti, o Estrela Auto Peças, com quem empatou no tempo regulamentar por dois gols e venceu depois por 3 x 2, garantindo a vaga em uma das semifinais.
Segundo jogo
O segundo jogo da rodada dupla está programado para ser iniciado às 16h30 R9/Sebap x Raça Real. Partida essa que tem tudo para ser também um “jogaço”.
O R9/Sebap, que segundo um dos diretores, o Sérgio, se programou para chegar entre os quatro melhores times da competição, tem até o momento uma invejável participação, pois entre os quatro semifinalistas, é o único invicto.
Na fase classificatória, o time terminou na liderança do grupo “D”, com 17 pontos ganhos, tendo conquistado nos sete jogos, cinco vitórias e dois empates, marcou 18 gols e sofreu oito.
Depois, o R9/Sebap, enfrentou o ABC/Camapuã, a quem venceu pelo placar de 3 x 0, se garantindo em uma das semifinais.
Quanto ao Raça Real, na fase classificatória, a equipe foi a 5ª colocada, tendo conquistado dez pontos em sete jogos, com três vitorias um empate e três derrotas, marcou 15 gols e sofreu 16.
Com isso, entre os 24 melhores times, o RR se classificou em 11º lugar e enfrentou o Original Motos, a quem venceu pelo placar de 4 x 1.
Com a vitória, o time se qualificou entre os oito melhores colocados e no caminho, teve que enfrentar o Agrolaço Pet Shop/Zé da Horta, que avançou de forma invicta até essa fase.
Em jogo dos mais disputados, foi registrado o empate por um gol e nos tiros livres da marca do pênalti, o time RR, venceu por 5 x 4, garantindo a vaga em uma das semifinais.
Velhos amigos
A partida deste sábado (7), não será a primeira entre o R9/Sebap e Raça Real, pois os dois já se enfrentaram na Vila Fernanda, onde o RR levou a melhor, tanto que ficou com o título da referida competição e também no Santa Emília.
Desfalque
Nesse jogo o desfalque no time do R9/Sebap, será o jogador Luca Fiuza, que devido a um acidente de motocicleta, sofreu uma intervenção cirúrgica no maxilar. Diante disso, os demais jogadores do elenco, já ficaram o pacto e o jogo deste sábado (7), será em homenagem a um dos artilheiros do time.
0 Comentários